CBF, Rede Globo, clubes e federações, todos contra os consumidores do futebol

Afinal, para que serve o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e o ET (Estatuto do Torcedor)?

Me desculpem aqueles que não gostam de textos grandes, mas hoje não terei como resumir o assunto.

Primeiro de tudo devo dizer que o TORCEDOR é um consumidor como qualquer outro antes das explicações e questionamentos abaixo.

Sendo um consumidor e como em qualquer relação de consumo (entre nós e os prestadores de serviços ou fabricantes dos mais diversos produtos existentes) temos direitos e deveres.

Esclarecido isso? Vamos lá!

Você é torcedor certo?
Você que tem um time de coração procura comprar produtos relacionados ao seu clube certo?
Você que mora próximo a estádios, vai freqüentemente ver jogos de futebol (e não só desse esporte) certo?
Você que não mora perto e aguarda durante meses que seu time vá jogar numa cidade próxima para então realizar o sonho, certo?

Agora, voltando a questão relação de consumo. Quando você compra um produto, contrata um serviço que eventualmente a empresa/fabricante lhe entrega com problemas ou não está de acordo com o prometido na hora da venda, obviamente contatamos os responsáveis para ter o tal problema resolvido, sanado de uma vez por todas, certo?

Então porque o consumidor do futebol não se manifesta quando tem seus direitos rasgados e jogados no meio fio das vias publicas como se fossem nada? Porque não exigimos que se cumpram as leis que estão estampadas no CDC e no ET?

Por quais motivos os torcedores que são constantemente destratados, paga caro para ir ao estádio, compram seus PPV’s (Premiere, Comenbol TV), não se manifestam para verem seus direitos cumpridos e preservados?

Eu gostaria muito de entender isso. Mas como não tenho tempo de fazer uma pesquisa de comportamento, creio ser mais eficaz ESCLARECER sobre o assunto e ajudar a formar uma nova consciência nos bons e maltratados amantes do futebol e dos esportes em geral.

Todo esse meu levante não foi apenas motivado pela tabela que a CBF divulgou e atualizou esses dias, mas por tudo que eu já vi e vejo nos estádios desses meus 27 anos de torcedor e pela forma como essa confederação nacional faz em prol apenas dela e dos interesses de um grupo muito pequeno de beneficiados.

“Muito respeito ao torcedor”

Saiu a tabela revisada do Brasileirão 2011. Isso, a tabela que saiu na semana passada já foi revista, agora com as datas praticamente corretas (vão ocorrer muitas mudanças ainda) e definição das partidas que a televisão aberta vai transmitir.

Antes, vale lembrar que essa lambança dos direitos de transmissão que estão sendo negociados só valem pro ano que vem, ou seja, em teoria, deviam manter a transmissão como foi até o ano passado.

Assim, não podemos levar em consideração as cabeçadas que o São Paulo FC está dando nas federações e na tv globo – qualquer problema na tabela é só coincidência ou azar. Aham…

Vamos lá. Se somos ainda a terceira maior torcida (e, um monte de lugares provam que os jogos do São Paulo dão mais ibope – em 2010 e 2011), em respeito ao torcedor nada disso foi levado em consideração. A tabela do São Paulo no primeiro turno é a seguinte:

•Estreia no Morumbi na segunda rodada, contra um time minúsculo, num sábado às 9 da noite.
•4 jogos às 18h30 aos sábados
•Domingo, eu vou lá pro Morumbi – até vai, mas de noite. São 5 jogos às 18h30 (casa ou fora) no domingo.
•Domingo às 16h, só 4 vezes. Duas delas, no Morumbi (Vasco e porcos)
•3 jogos às quintas, daqueles que terminam na sexta-feira.
•2 jogos às quartas, depois da novela.
•APENAS 4 PARTIDAS com transmissão para tv aberta (a primeira, na oitava rodada)
Claro, se historicamente as partidas com maiores públicos são às 16h do domingo (por razões ultra óbvias, a receita do clube e a força da torcida já está comprometida). SÓ DUAS PARTIDAS é MUITA PALHAÇADA.

Ainda, pra mim, outro azar: o jogo contra o Avaí em Floripa é domingo à noite, sem vôos pra SP – quem aproveita pra viajar e ver o Tricolor, vai ter que se preparar pra perder manhãs de trabalho. 🙁 Não costumo assistir aos jogos de fim de semana pela tv, mas com o horário noturno fica mais difícil de viajar e ainda mais difícil de fazer a torcida crescer no país.

Vamos comparar com outras equipes. O time da CBF, que não conseguiu ganhar um campeonato comprado no ano passado, tem as seguintes babas:

•13 jogos aos domingos, 16h
•4 jogos às quartas, depois da novela
•14 partidas com transmissão na tv aberta
•os 6 primeiros jogos no sol do domingo.
O time da globo-Rio, comandado pelo herói e maior jogador do universo tem uma tabela mais distribuída que as galinhas, com mais jogos em horários normais de transmissão – são 10 partidas na tv aberta.

A porcada terá 12 partidas com tv aberta. Nenhuma outra análise foi feita para esse time cada vez menos relevante dentro das 4 linhas. Traffic, né?

Parece que todo time vai pagar o castigo de jogar uma vez por turno às 9 da noite no sábado. Bizarrice, se ainda valesse uma grana vender o campeonato pros japas, mas – não se esqueça – os times não ganham nem um centavo com isso. Nada!

Em respeito ao torcedor, 18 milhões de pessoas foram escrotizadas pelos imbecis da CBF (que ainda colocaram duas partidas do seu próprio time na mesma rodada!). O São Paulo deveria se manifestar sobre isso.

Não tem a identificação do autor desse texto acima a quem quero dar os parabéns pela objetividade, ótimos esclarecimentos do que está e ainda vai acontecer com o futebol, mais especificamente com o nosso SPFC.

O que posso dizer mais?
Tem muito mais, mas não será só por aqui.
A se confirmar essa tabela vou tomar 2 atitudes:
Notificar o MP (Ministério Publico) sobre tal;
E vou entrar com mandado de segurança na justiça para suspender TODOS OS JOGOS que estiverem em desacordo com o CDC e o ET.

No caso em questão, me parece que não cabe um mandado de segurança coletivo, direito só possível para partidos políticos com representação no Congresso Nacional, organizações sindicais, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. Já acionei meus advogados para levantar essa questão e logo informo vocês pelo twitter.

Por isso torcedor são-paulino que será o MAIOR LESADO dessa história, FAÇA A SUA PARTE ENQUANTO CONSUMIDOR! O seu direito está sendo esquecido propositadamente por vaidade e ganância!

Manifeste a sua indignação de qualquer forma. Melhor seria se TODOS se unissem contra essa desordem e caos que se tornou o futebol brasileiro.

No twitter use o máximo que puder a hastag #SPFCmaiorGloboCBF, porque a coisa é MUITO séria. Os nossos direitos como consumidores do futebol estão sendo jogados nas privadas dos escritórios daqueles que só querem lucro e não pensam em nenhum momento nas nossas dificuldades para prestigiar o esporte que sustenta a vida deles.

Já ficamos calados demais e já sofremos demais com a presença dessas pessoas no controle do esporte mais querido do brasileiro, um dos mais populares do mundo.
Ou enfrentamos com a nossa força e informação, ou continuemos excluídos dos fins reais e relevantes desse esporte. Porque se não fossemos nós, TORCEDORES E CONSUMIDORES que fazemos desse esporte tão rentável para eles, ELES NÃO EXISTIRIAM.

Conto com o apoio e a divulgação de todos!

Leave a comment