Casa Atletismo Exposição MOWA celebra a história do atletismo em Tóquio antes do Mundial de 2025

Exposição MOWA celebra a história do atletismo em Tóquio antes do Mundial de 2025

por admin
161 pontos de vista
MOWA 2025

Tóquio se prepara para receber uma das mais emocionantes celebrações da história do atletismo mundial: a MOWA Heritage Athletics Exhibition Tokyo 2025. Organizada pelo Museu do Atletismo Mundial (MOWA), esta será a maior mostra do ano, reunindo uma impressionante coleção de artefatos que contam a trajetória de lendas olímpicas e recordistas mundiais. A exposição será aberta ao público de 6 de julho a 21 de setembro no prédio nº 1 do Governo Metropolitano de Tóquio, em dois andares dedicados à memória e glória do esporte.

Com o tema “Tóquio 91 – Tóquio 25”, a exposição conecta duas edições históricas do Campeonato Mundial de Atletismo realizadas na capital japonesa: a de 1991 e a que ocorrerá em setembro de 2025. Como homenagem visual, estarão em destaque dois campeões japoneses: Hiromi Taniguchi, ouro na maratona em 1991, e Haruka Kitaguchi, campeã mundial e olímpica no lançamento de dardo e forte candidata a medalha no Mundial de 2025. Um destaque especial será a exibição dos conjuntos completos de medalhas de ambas as edições.

A cerimônia de inauguração, exclusiva para convidados, ocorrerá no domingo, 6 de julho, com a presença de Yuko Arimori — medalhista olímpica na maratona em 1992 e 1996 — como anfitriã. O evento contará também com autoridades locais, representantes da Federação Japonesa de Atletismo, parceiros institucionais e outros atletas históricos.

O público em geral poderá visitar a exposição a partir de 7 de julho, com uma atração especial no 45º andar da Torre Norte, um observatório turístico com vistas panorâmicas de Tóquio. Este espaço contará com recortes em tamanho real de ídolos como Taniguchi, Kitaguchi e o norte-americano Carl Lewis, que quebrou o recorde mundial dos 100m rasos em Tóquio em 1991. Visitantes poderão tirar selfies ao lado dessas figuras icônicas.

Além disso, telas interativas apresentarão vídeos das conquistas de medalhistas japoneses e internacionais desde 1983, incluindo os sete campeões mundiais japoneses. Peças históricas de nomes lendários como Jesse Owens, Emil Zatopek, Fanny Blankers-Koen, Wyomia Tyus e Alberto Juantorena estarão em exibição, resgatando quase um século de história atlética.

A exposição também lança luz sobre os heróis contemporâneos que marcaram as Olimpíadas de Paris e que brilharão no Mundial de Tóquio, como Sifan Hassan, Yaroslava Mahuchikh e Nafissatou Thiam.

Uma oportunidade imperdível para fãs do atletismo e apaixonados por esporte mergulharem em uma jornada única pela história e glória do atletismo mundial.

Você também pode gostar

Informações de Contato

Todos Direitos reservados – Uehbe Editora e Eventos Ltda

Baixe o app do São Paulo Digital