Casa Atletismo Portugal encerra Europeus no Top-10

Portugal encerra Europeus no Top-10

por admin
146 pontos de vista
250309_174524sm00971-1200x800

Portugal despede-se de Apeldoorn (Países Baixos) com a melhor participação da sua história em Campeonatos Europeus de Pista Coberta, alcançando o nono lugar na classificação por pontos. Ao longo de quatro dias de competição no Omnisport de Apeldoorn, a delegação portuguesa somou quatro medalhas e 10 lugares de finalista (até ao oitavo posto), conseguindo marcar presença em nove finais nas 12 disciplinas em que competiu.

No quadro de medalhas, apenas sete países conquistaram mais pódios, enquanto Portugal, Polónia, Espanha e Alemanha terminaram com o mesmo número de medalhas. Na pontuação geral, baseada nas performances dos finalistas, Portugal assegurou a nona posição com 45 pontos, destacando-se entre 30 nações que pontuaram na competição.

Com a segunda maior delegação de sempre, a equipa nacional superou as prestações históricas de Valência 1998 e Istambul 2023, onde foram conquistadas três medalhas. Além disso, ultrapassou o recorde anterior de pontos, fixado em 41, estabelecido na última edição em Istambul.

Os atletas portugueses que subiram ao pódio foram Salomé Afonso, que conquistou prata nos 1500 metros e bronze nos 3000 metros, tornando-se a primeira portuguesa a arrecadar duas medalhas na mesma edição dos Europeus; Isaac Nader, medalhista de bronze nos 1500 metros; e Auriol Dongmo, que brilhou no lançamento do peso.

Um dado impressionante foi a presença de 11 atletas portugueses (mais de metade da equipa) nas finais das suas disciplinas, garantindo 10 lugares de finalista. Esse desempenho resultou em 45 pontos, permitindo que Portugal, pela primeira vez, integrasse o top-10 dos Campeonatos Europeus, terminando na 9ª posição.

Além disso, os Europeus de Apeldoorn foram palco de recordes pessoais para vários atletas portugueses, incluindo Salomé Afonso (4m07s66”), Gerson Baldé (8,07 m), Isaac Nader (3m37s10”) e João Coelho (46,01 s).

Diante destas prestações notáveis, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo deixou uma mensagem de apreço e gratidão pelo desempenho dos atletas em Apeldoorn (Países Baixos).

Você também pode gostar

Informações de Contato

Todos Direitos reservados – Uehbe Editora e Eventos Ltda

Baixe o app do São Paulo Digital