Os II Campeonatos de Portugal de Meia-Maratona, inseridos na 34.ª EDP Meia-Maratona de Lisboa, decorreram este domingo num dos percursos mais rápidos do mundo, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, do Maratona Clube de Portugal e da Associação de Atletismo de Lisboa. Os grandes vencedores da prova foram Samuel Barata, do Benfica, e Susana Godinho, do RDA.

Representando o SLB, Samuel Barata conquistou o título com um tempo de 01h01m10s, seguido por Luís Oliveira, do RDA, que ficou na segunda posição com 01h04m17s. Rafael Lopes, do GDRST, completou o pódio ao terminar a prova em 01h04m49s.

No setor feminino, Susana Godinho, do RDA, sagrou-se campeã com a marca de 01h12m39s. Mónica Silva, do CAMC, garantiu o segundo lugar com 01h14m07s, enquanto Carla Martinho, também do RDA, fechou o pódio com um tempo de 01h14m43s.
Joana Santos, do CDFE, destacou-se na categoria Sub-23 femininos, conquistando o título nacional com um tempo de 01h32m30s.
Nos Campeonatos Nacionais de Meia Maratona para Atletismo Adaptado, Ricardo Rodrigues, da ELCT, sagrou-se campeão na Classe de Deficiência Motora. Já na Classe de Surdos, o primeiro lugar foi para Fábio Inácio, representante do CVPPEA.
Na 34.ª EDP Meia-Maratona de Lisboa, o vencedor masculino foi Abdi Waiss, do Djibouti, que cruzou a meta em 59m44s, estabelecendo um novo recorde pessoal. No feminino, a etíope Tsigie Gebreselama venceu com 01h04m21s, alcançando tanto o recorde pessoal quanto o da competição.
Os resultados completos dos Campeonatos de Portugal de Meia Maratona estão disponíveis em: https://www.fpacompeticoes.pt/4369/competicao
Fotos: FPA/Marcelino Almeida