Casa Automobilismo Campeonato de Portugal de Karting Toyota começa de forma empolgante em Viana do Castelo

Campeonato de Portugal de Karting Toyota começa de forma empolgante em Viana do Castelo

por admin
21 pontos de vista
cadete_largada

Joseph Oliveira, Elias Barros, João Dias, Santiago Alves, Leonor Rocha, Francisco Correia, Luís Fernandes e Afonso Salgado foram os vencedores de hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, que faz parte da primeira jornada dupla do campeonato, realizada no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML).

Com 85 participantes, a primeira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está a decorrer de maneira animada em todas as categorias. A X30, considerada a classe principal, contou com uma grelha de 22 pilotos. Santiago Alves (Parolin) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da X30 Sénior, com um tempo de 1m03,896s. Ele também venceu a qualificação, superando Gabriel Caçoilo (LN), e ambos partiram da primeira linha para a Final. Tomás Gomes (TB Kart) e Afonso Ferreira (LN) alinharam na segunda linha.

Na corrida decisiva, disputada em 20 voltas e com a pista encharcada, Gabriel Caçoilo teve um bom início, assumindo a liderança, mas foi ultrapassado por Santiago Alves na quarta volta, com o piloto de Sintra seguindo a partir daí com um ritmo inalcançável. Santiago Alves venceu com uma vantagem de 10,2 segundos sobre Caçoilo, enquanto Afonso Ferreira, de Braga, completou o pódio após uma emocionante batalha com Tomás Gomes e Afonso Machado Ferreira (TB Kart), que fecharam os cinco primeiros.

Após vencer o recente Open de Portugal, Max Radeck (CRG) iniciou o campeonato com o 6.º lugar, à frente de David Gonçalves (LN), que ainda se recupera de uma lesão sofrida na Rotax Cup, e de Bernardo Pinto (Tonykart), que segue evoluindo na categoria principal. António Macedo (CRG) e Rafael Rajani (TB Kart) fizeram ótimas recuperações, chegando ao top 10 da Final, enquanto Gabriela Teixeira (Kart Republic) foi a melhor piloto feminina (15.ª), após um excelente desempenho na recente Champions of the Future Academy, em Portimão.

Categoria X30 Super Shifter

Elias Barros (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com um tempo de 51,277s. Na qualificação, venceu Rodrigo Lessa (Birel ART), seguido por Hugo Marreiros (Tonykart). Joseph Oliveira (Lenzokart) e Elias Barros partiram da segunda linha.

Na Final, disputada em 18 voltas, a partida foi bastante tumultuada, com alguns pilotos ficando parados na primeira curva. Joseph Oliveira assumiu a liderança e manteve-a até o fim, conquistando sua primeira vitória na categoria X30 Super Shifter e na Sénior, com a volta mais rápida de 51,971s. Elias Barros, apesar de muito competitivo, terminou em 2.º lugar e venceu na classe Master.

João Dias (Tonykart), da Madeira, teve uma excelente performance, terminando em 4.º lugar na geral e vencendo na classe Gentleman. Rui Pires (Kali Kart) e Sérgio Carvalho (LenzoKart) completaram o pódio da categoria. João Nunes foi 4.º na geral e 2.º na Sénior, enquanto Afonso Barata (Kart Republic) fechou o top-5 na geral e foi 3.º na Sénior. Bruno Frota (Sodikart) foi 2.º na Master. Nuno Portela (Birel ART), Hugo Marreiros (Tonykart), Luís Aguiar (TB Kart) e Rodrigo Lessa (Birel ART) foram forçados a abandonar.

Categoria Júnior

Afonso Lopes (Kart Republic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e garantiu a pole-position com um tempo de 46,645s. O vencedor da Taça de Portugal de 2024 voltou a se destacar na qualificação, superando Leonor Rocha (TBKart), com ambos partindo da primeira linha da grelha para a Final. Romeu Mello (TBKart) e Guilherme Pereira (BRM) partiram da segunda linha.

Na Final, disputada em 18 voltas e com chuva, Afonso Lopes liderou boa parte da prova, apesar da pressão de Leonor Rocha. Na 17.ª volta, Afonso Lopes foi ultrapassado por Gustavo da Silva (Birel ART), que partiu de 15.º lugar e fez uma excelente recuperação até assumir a liderança. Porém, Gustavo foi penalizado com 5 segundos por danos na carenagem frontal, caindo para 3.º lugar, e Romeu Mello também foi penalizado, terminando em 4.º. Leonor Rocha foi a vencedora da prova, conquistando sua primeira vitória no CPK na categoria Júnior.

Afonso Lopes terminou em 2.º lugar, com Gustavo da Silva ficando em 3.º. Beatriz Costa (CRG) teve boa evolução e terminou em 5.º, enquanto o espanhol Kevin Fernandez (Kart Republic) ficou em 6.º. Guilherme Pereira, apesar de um desempenho promissor, teve problemas na Final e terminou em 8.º, enquanto José Pedro Pinto (Kart Republic) e Lourenço Vilão (Kart Republic) também não tiveram sorte.

Categoria X30 Mini

Santiago Barros (CRG) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com 50,294s. Na qualificação, venceu Miguel Martins (TB Kart), que foi seguido por Santiago Barros. Francisco Correia (CRG) e Gustavo Oliveira (CRG) alinharam atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 18 voltas, Miguel Martins aproveitou a pole-position e liderou a prova do início ao fim, conquistando a vitória com a volta mais rápida em 55,055s. No entanto, o piloto de Vizela foi desclassificado por uma infração técnica, o que levou Francisco Correia à vitória. Francisco Iglésias (Birel ART) e Gustavo Oliveira completaram o pódio.

Santiago Barros, após um início difícil, terminou em 4.º lugar, e Lourenço Antunes (Birel ART) foi 5.º. Vicente Silva (Maranello) ficou em 6.º, à frente de Duarte Rodrigues (DR), Artur Loureiro (Parolin), Tomás Soeiro (Birel ART) e Martim Gomes, que fechou o top-10.

Categoria Cadete

Luís Fernandes (Parolin) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com 52,757s. Na qualificação, venceu Miguel Barbosa (Kart Republic), com os dois pilotos partindo da primeira linha para a Final. Raul Vilarinho (Kart Republic) e Bernardo Sequeira (Kart Republic) partiram da segunda linha.

Na Final, disputada em 12 voltas, Luís Fernandes manteve-se à frente após o início e construiu uma vantagem de 5,479s até a vitória. Miguel Barbosa, vencedor do Open de Portugal e da Rotax Cup, foi o 2.º colocado, e Raul Vilarinho completou o pódio. Tomás Fontes (Tonykart) fez uma grande recuperação e terminou em 4.º lugar, seguido de Duarte Deus (Birel ART), que também subiu no ranking.

Bernardo Sequeira (Kart Republic) fez uma boa estreia e ficou em 6.º, à frente do espanhol Matteo Rodriguez (Energy) e de Manuel Miranda (FA). Guilherme Aguiar (TBKart) e Rodrigo Carreira (Kart Republic) fecharam o top-10, após penalizações.

Categoria Iniciação

Margarida Soeiro (Birel ART) foi a mais rápida nos treinos cronometrados, com 1m26,483s. Na qualificação, Afonso Salgado (Birel ART) venceu, seguido por Margarida Soeiro. Otávio Amorim (Birel ART) e Minh Pita (Parolin) partiram da segunda linha.

Na Final, disputada em 5 voltas, Mauro Cubela (Topkart), apesar de largar da última posição, assumiu a liderança na primeira volta, mas Afonso Salgado superou-o e conquistou a vitória. Mauro Cubela, que fez a volta mais rápida em 1m42,147s, foi 2.º, superando Otávio Amorim. Margarida Soeiro terminou em 4.º lugar, e Breno Arruda (Parolin) completou o top-5. Frederico (Birel ART) e Guilherme Portilho (Parolin) terminaram nas 6.ª e 7.ª posições, enquanto Minh Pita (Parolin) foi 8.º.

Amanhã, exceto para a categoria Iniciação, entre as 08h30 e as 15h05, ocorre o segundo dia desta primeira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting em Viana do Castelo, com a cerimônia de entrega de prémios marcada para as 15h45.

Você também pode gostar

Informações de Contato

Todos Direitos reservados – Uehbe Editora e Eventos Ltda

Baixe o app do São Paulo Digital