Helmut Marko, consultor e voz influente da Red Bull, fez duras críticas ao novato brasileiro Gabriel Bortoleto, chamando sua performance na Fórmula 1 de nível “piloto B”.
Bortoleto chamou a atenção de grandes nomes da F1 após conquistar os campeonatos da Fórmula 2 e Fórmula 3 em suas temporadas de estreia. Com esse desempenho, entrou para a academia de pilotos da McLaren e, em 2024, após o título na F2, foi contratado pela Sauber, futura Audi.
Em entrevista ao canal de TV austríaco ServusTV, Marko foi questionado sobre os novatos, e classificou os pilotos em categorias A, B e C. A categoria A representa futuros astros da F1, B indica pilotos que permanecerão ativos, e C sugere aqueles que terão dificuldades em seguir na categoria.
Apesar das vitórias que renderam os títulos na F2 e F3, Marko não demonstrou entusiasmo. Ao ser questionado sobre Bortoleto, afirmou que o piloto brasileiro não possui “velocidade pura” e questionou a qualidade de suas vitórias.
“Eu o classificaria como um piloto B”, disse Marko. “Ele é muito inteligente – conquistou o campeonato de Fórmula 3, mas com apenas uma vitória. Ele costuma evitar problemas.”
“Na Fórmula 2, ele teve apenas duas vitórias. Ele é um piloto que leva o carro até a linha de chegada [de forma segura], tem bom controle de estratégia e gestão de pneus, mas não vejo essa velocidade pura nele.”
Marko também elogiou Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, afirmando que ele é claramente um piloto A, apesar da pressão intensa. “Ele é impressionante – já fez cerca de 10 mil quilômetros de testes, mas também sofreu dois acidentes graves. Dá para ver como a pressão o afeta.”
“E claro, Toto Wolff quer repetir a história de [Max] Verstappen na Mercedes. No entanto, entrar diretamente em uma equipe de ponta será um grande desafio para ele. Mas, em termos de potencial, definitivamente é um piloto A.”
Em relação a Jack Doohan, da Alpine, Marko foi enfático: “Piloto C. Não acho que ele completará a temporada.”
Marko também destacou o potencial de Oliver Bearman, novato da Haas: “Ele é muito rápido, embora tenha se envolvido em muitos acidentes na F2 e F3 devido ao seu estilo de correr no limite. Ele pode não chegar ao topo tão rapidamente quanto Antonelli, mas é definitivamente um A.”
Por fim, ao ser questionado sobre o “prata da casa” Isack Hadjar, Marko classificou-o como um piloto A, mesmo com a derrota para Bortoleto na F2: “Hadjar perdeu o campeonato por apenas quatro ou cinco pontos. Nossos analistas de dados calcularam que ele perdeu cerca de 80 pontos devido a falhas técnicas e outros problemas. Portanto, ele é muito rápido.”
“Eu diria que, se continuar se desenvolvendo bem e aprender a controlar suas emoções, ele tem potencial para ser um piloto de nível A”, concluiu Marko.