Entenda por que os laterais do Santos devem mudar de perfil em 2020

O mercado deste início de ano do Santos não está dos mais agitados, porém o clube inicia 2020 com algumas diferenças para o elenco que terminou o Campeonato Brasileiro de 2019 passado na vice-liderança. Dentre as alterações, chama a atenção a repaginação das laterais.

Do lado direito, Victor Ferraz deixou o clube após seis temporadas vestindo a camisa do Peixe. O jogador foi envolvido em uma troca com o Grêmio, que enviou ao Santos o também lateral Madson, que assinou por três anos com o Alvinegro Praiano. Além disso, Pará segue sendo opção para a posição.

Já pelo lado esquerdo, Jorge não permaneceu no Santos e retornou ao Monaco. Dessa forma, Felipe Jonatan inicia a temporada sendo o único jogador para o setor no clube.

Além das trocas dos nomes, o Santos muda as características dos atletas para as laterais. Isso porque, com Jorge Sampaoli, Victor Ferraz e Jorge eram utilizados como laterais que tornavam-se meio-campistas quando a equipe atacava, centralizando no campo ofensivo. A dupla tinha qualidade de passe, apesar de não ter tanta velocidade.

Já em 2019, a tendência é que o Peixe inicie o ano com laterais posicionados de maneira diferente. Madson é um jogador que não tem o passe como qualidade principal, porém tem velocidade e intensidade para chegar à linha de fundo. Do outro lado, Felipe Jonatan também é mais veloz do que Jorge, que era mais construtor.

Em entrevista ao Canal 11, em Portugal, Jesualdo Ferreira adiantou que deve utilizar o 4-3-3 no Santos, explicando também como enxerga a função de seus laterais. Os alas devem mudar de comportamento e posicionamento em relação ao ano passado.

“O 4-3-3 me garante conseguir passar para outros sistemas com mais segurança. É um sistema que controla melhor os espaços. Para colocar o meu 4-3-3, preciso ter jogadores que consigam interpretar o que eu quero. O 4-3-3 torna-se menos forte quando se tem dois laterais fortes ofensivamente”, disse o treinador.

O Santos realiza a sua pré-temporada no CT Rei Pelé. O clube fará seu primeiro jogo oficial de 2020 contra o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Paulista, no dia 23 (quinta-feira), às 19h15, na Vila Belmiro.

Fonte: Gazeta Esportiva

Últimas Notícias

Djokovic vai às oitavas pela 50ª vez em Grand Slam

Melbourne (Austrália) - Mais uma vez o sérvio Novak Djokovic não encontrou dificuldades para avançar no Australian Open. Nesta sexta-feira, ele teve pela frente...

Wang luta até o fim e surpreende Serena no AO

Melbourne (Austrália) - Arrasada pela norte-americana Serena Williams na última vez que se enfrentaram, vencendo apenas um game no duelo válido pelas quartas de...

Wozniacki se despede após uma década em alto nível

por Mário Sérgio CruzAcostumada a lutar por títulos e pelas primeiras posições do ranking, Caroline Wozniacki encerra sua carreira profissional nesta sexta-feira, depois de...

Tiago Nunes admite satisfação e fala em desfrutar do momento no Corinthians

Tiago Nunes estreou na Arena Corinthians, à frente da equipe alvinegra, em grande estilo: goleada de 4 a 1 em cima do Botafogo-SP. Em...

Lucas Lima promete camisa do Palmeiras a Snoop Dogg

Por falar em #CraqueDoVerdão… chega mais, @snoopdogg! O nosso camisa 20 está te mandando uma camisa e carteirinha @AvantiPalmeiras para você assistir um jogo...

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui