Discurso modesto e jornada dupla: veja como Luxa estreou em 1993

No primeiro jogo da quinta passagem de Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras encara o Atlético Nacional às 22h30 (de Brasília) desta quarta-feira, pela Copa Flórida. Há 27 anos, o técnico adotou discurso modesto e encarou jornada dupla, com apresentação à imprensa e estreia no mesmo dia.

Em sua edição de 21 de abril de 1993, o jornal A Gazeta Esportiva informa que Luxemburgo pisou no Palestra Itália como técnico do Palmeiras às 14h37 do dia anterior. Apresentado na antiga sala de troféus do clube, há muito tempo sem novas peças, ele foi cauteloso.

“Não vou prometer o título, pois não sou o salvador da pátria. Venho para ser mais um, colaborar e tentar pôr um fim a essa fase sem títulos que o clube atravessa. Se chegasse prometendo conquistas, seria o único motivo delas e também o único culpado, se não acontecessem”, ponderou Luxa, comedido.

Em busca de um sucessor para Otacílio Gonçalves, o Palmeiras decidiu apostar em Luxemburgo após falhar na tentativa de trazer Nelsinho Rosa. Vinculado apenas até o final de 1993, o técnico chegou com a missão de findar o longo jejum de títulos do clube alviverde, iniciado em 1976.

Às 21 horas do mesmo dia, o Palmeiras enfrentaria o Vitória no segundo e decisivo confronto pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Encarregado de assumir de forma interina após a saída de Otacílio Gonçalves, Raul Pratalli dirigiria o time diante do adversário baiano, mas Luxemburgo já ficou no banco de reservas.

O Palmeiras avançou com gol marcado por Maurílio no segundo tempo e, segundo A Gazeta Esportiva, Luxa teve intervenção decisiva. “A preleção do técnico no intervalo, elogiada pelo grupo, surtiu efeito positivo. Todos voltaram com outro astral e a luta acabou valendo, para a satisfação geral”, noticiou o jornal.

Vinte e sete anos depois, Vanderlei Luxemburgo comandará o Palmeiras pela 374ª vez – na história, ele é superado apenas por Luiz Felipe Scolari (485) e Oswaldo Brandão (585). Nas quatro passagens anteriores, o técnico conquistou o Paulista (1993, 1994, 1996 e 2008), o Brasileiro (1993 e 1994) e o Rio-São Paulo (1993).

Fonte: Gazeta Esportiva

Últimas Notícias

Muguruza celebra volta de Conchita à equipe

Melbourne (Austrália) - Com boas apresentações neste início de temporada e a vaga nas quartas de final do Australian Open, Garbiñe Muguruza comemorou a...

Irmãos Bryan se emocionam em despedida da Austrália

Melbourne (Austrália) - A segunda-feira foi de despedida para os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, que atuaram pela última vez no Australian Open....

Ainda sem Gabigol, Flamengo se reapresenta para a temporada

O elenco do Flamengo se reapresentou no Ninho do Urubu na manhã desta segunda-feira. Depois da grande temporada de 2019, jogadores e comissão técnica...

Pavlyuchenkova faz 71 winners e elimina Kerber

Melbourne (Austrália) - Mais uma vez a russa Anastasia Pavlyuchenkova derrubou uma ex-líder do ranking nesta edição do Australian Open. Apenas dois dias depois...

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui