SPFC Digital: a reestreia!

Hoje é um dia especial demais pra mim. Não, não é meu aniversário, este foi semana passada, dia 16. Mas é o lançamento do novo layout e programação do SPFC Digital!
 
Muitas coisas vem na cabeça nessas horas, de toda a equipe que aqui se encontra. E isso me leva a contar pra vocês de forma cronológica, como tudo isso aconteceu. O texto é pouco longo, mas fica o convite para conhecerem um pouco, como nasceu o SPFC Digital.
 
Minha história como são-paulino é peculiar, já que não tive influência de familiares nessa decisão. Já contei em outro texto meu, falando do Careca, recentemente aqui no portal.
 
A minha inserção virtual enquanto são-paulino, em redes sociais, iniciou-se quando o Orkut era a social media do momento. Os debates em comunidades eram super ativos e na pioneira e maior delas, em contato com a Reebok através da Vipcomm, consegui junto ao amigo Andrej, o criador da comunidade SPFC Tricolor, realizar uma promoção entre a chamada “Matrix” e a Reebok. Primeira ação de marketing de uma empresa real com uma comunidade virtual do orkut.
 
Nesses meandros conheci muitos amigos tricolores, dentro e fora do SPFC. Nessa época também a amizade que era virtual entre mim e o Carlos Port concretizou-se com o convite dele para eu ser fundador ao seu lado e vice-presidente da Guerreiros da Paz, grupo de são-paulinos que fomenta a discussão futebolística com respeitos aos princípios humanos com base no jornalismo sério e responsável. Além disso iniciamos ações sociais do torcedor são-paulino em prol de causas e pessoas. Tivemos durante 3 anos, inesquecíveis atos de solidariedade tricolor.
 
Então, pelas experiências conquistadas e observação minuciosa do quanto o torcedor são-paulino precisava de um veículo de interatividade total, não como mero espectador, mas enquanto protagonista, há 2 anos atrás nasceu a idéia de propor um projeto moderno e dinâmico para a coletividade tricolor.
 
2 anos de indas e vindas, reuniões e mais reuniões. Equipe que foi mudando, em processos naturais que exigiam muita persistência e abnegação. Da primeira equipe em 2008, até este outubro de 2010, o sonho seguiu perseguido por mim e por meu amigo/irmão Carlos Port.
 
Até que, certa vez, em um feedback de resposta vindo de um dirigente tricolor, ouvimos o conselho que seguia a seguinte direção: Façam o portal do torcedor, onde o são-paulino possa expressar o que sente, coisa que não é possível acontecer em nosso próprio site oficial, por ser institucional e exigir certas premissas.”
 
Neste instante nascia o SPFC Digital. Eu já tinha o nome e o domínio do mesmo. Parecia que o destino predestinava aquela equipe, com aquele projeto para iniciar o primeiro portal feito por profissionais, web designers, jornalistas, fotógrafos e outros com a linguagem e toda aquela bagagem e tantos anos de estádio.
 
O projeto foi realinhado para as condições que a equipe em questão tinha possibilidade de realizar. Nessa nova formatação, mais e mais reuniões. Ocorreu a idéia de trazer outros sites e blogs para dentro do projeto, por conta dos mais diversos conteúdos. Assim pudemos trazer o ótimo Diretoria Tricolor, administrado pelo grande e leal amigo Beto Palma, o Comando Metal Tricolor, força rock&roll da arquibancada, além de são-paulinos de grande participação e respeitabilidade na web, que hoje atuam em parceria com o SPFC Digital.
 
Mais aliados colaboradores diretos e decisivos, como o amigo Marcelo Monteiro, com ótimo conhecimento em programação e que desenvolveu com a equipe o novo layout que vocês estão conferindo agora.
 
Um cara que está conosco desde a formação do grupo para o SPFC Digital é o grande profissional e brother Marcelo Alegria, designer gráfico e de web de qualidade ímpar. Ele conta também com a colaboração do excelente Tales Ebner e Alexandra Sokolowsky.
 
No jornalismo descobrimos a Regina Manzano Russo, por indicação da nossa querida Ana Carla Portela. Regina foi uma surpresa total pra mim tocando o jornalismo com tanto empenho, devoção e dedicação que não me atrevo mais me meter (tanto) na pasta. Recentemente chegou um amigo das antigas das arquibancadas do Morumbi e que trouxe uma bagagem incrível, o jornalista Luis Guidi, que divide as tarefas do depto de jornalismo com a Regina.
 
Falando rapidamente de cada integrante da equipe, o Thiago Maglor foi outra descoberta minha no twitter. Maglor domina as charges pelo Corel Draw e já virou ícone dos desenhos voltados para o SPFC.
 
Dos colunistas todos são abnegados colaboradores e doam suas ideias e concepções para ajudar a fomentar uma mentalidade mais coerente sobre como torcer e interpretar as coisas do nosso SPFC e do futebol em geral, assim, Andrea Lins amiga, mãe dedicada e que escreve com paixão. Fê Santana, outra descoberta no twitter, amiga mesmo e uma futura grande jornalista da TV e Rádio. Jota Doria, menino de ouro que veio do Diretoria Tricolor, questionador e cirúrgico nos artigos. A ex-modelo, profissional de Letras e são-paulinaça Manu Jubilato, que não precisa ganhar concurso algum pra ser a nossa musa. Escreve com emoção de delicadeza. Meu irmão de fé Paulinho Heavy, dos tempos da comunidade do Orkut São Paulo FC – Tricolor, roqueiro de primeira qualidade e colunista ácido e sagaz. Eu vibro com seus artigos. João Paulo, sábio talento.
 
Um dos meus ídolos é esse rapaz chamado Raul Callegon. Conhecí ele quando do surgimento da Guerreiros da Paz e hoje orgulhosamente expõe sua visão com artigos carregados de respeito e amor ao SPFC.

O mestre Reinaldo Sena ou Tio Rey (rs), futuro advogado e grande roqueiro. Igualmente ótimo colunista e sempre sacando coisas diferentes para seus artigos. 

Um jovem, mas já muito talentoso, é o Tiago Santos, que certamente será um ótimo jornalista e advogado. Ainda na equipe de colunistas, temos o Rafael Monteiro, com textos de altíssimo nível e por último, mas não menos importante, a jornalista Vívian Lourenço, que mostra que futebol não é apenas papo de homem.

Hoje temos também um grande e ilustre Convidado Especial. O amigo e são-paulinaço Andréas Kisser, músico renomado e líder da banda Sepultura. Esse meu amigo faz loucuras para acompanhar o SPFC nas turnês pelo mundo. É uma honra ter a amizade desse fantástico musico e dele dividir sua apaixonada visão que tem do nosso clube aqui com todos os nossos torcedores.  

Sabe aquele cara que você gostaria de ser? O publicitário Victor Estevão é o cara! Um dos maiores colecionadores de artigos e souvenires do SPFC. Soma a equipe, além de toda a sua devoção ao tricolor, tem grandes histórias de bastidores de muitos ex-jogadores do clube para nos contar. 

Um grande amigo recém descoberto que integra a equipe de colunistas e que vai estrear na próxima semana, o jornalista Helton Tavares. São-paulino fervoroso também e deve nos presentear com ótimos artigos. E por último e não menos importante, minha linda Vivian Lourenço e seus inspirados textos que sempre abrilhantam nossas páginas com seu toque feminino de quem conhece futebol tanto ou mais que muitos homens.

No grupo de colaboradores, o staff do SPFC Digital, temos meu amigo Dario Jr, integrante da Guerreiros da Paz. Dario é daqueles caras que podemos confiar de olhos fechados. Irmão de fé!

Outros amigos são Denis Durães, nosso querido Klebera ou Kleber Montagnini, o irmãozinho Leon Bolissian que também escreve de uma forma muito peculiar, além dos recém chegados Rosangela Sousa, Caio Absy e Miriane Paixão. Ou seja, a equipe de colaboradores é “supimpa”, como diria meu pai .
 
Agora, falar do meu irmãozinho Carlos Port é covardia. Todos que me seguem e/ou me conhecem sabem da nossa irmandade e cumplicidade. Nem vou falar de mim, porque tudo está nas entrelinhas dessa história e dessa luta.

E é com muita emoção que vou chegar na quinta feira e humildemente vou ver esse “filho” dar seu segundo passo de uma longa e árdua caminhada que temos pela frente.

Por isso quero que você, amante do futebol e do nosso SPFC faça do nosso portal o seu portal para expor suas idéias, pensamentos, porque não fazer amigos, ajudar a fomentar uma cultura mais austera e respeitosa para com o nosso clube. Fomentarmos também uma cultura de paz e consciência através do Estatuto do Torcedor.

Dessa forma todos os envolvidos, inclusive vocês que vão interagir arduamente, saberão que tudo que fizeram até agora se perpetuará muitos anos e muitas gerações. 

Como eu disse, o texto seria grande, como grande também é o nosso amor ao SPFC e por isso, vamos aqui no SPFC Digital, dividir, multiplicar e somar tudo o que for bom para o nosso amado clube brasileiro e a nossa torcida.

Conto com todos vocês e muito obrigado por estarem aqui conosco!

Notícias do Tricolor

Volpi fala de favoritismo tricolor no Paulista e ansiedade pela Liberta: “Estamos satisfeitos”

Tiago Volpi crê que o São Paulo tem tudo para, enfim, quebrar o longo jejum de títulos que assombra o clube. O Tricolor parece,...

Tiago Volpi rasga elogios a Diniz e destaca avanço do time: “Muito notório”

Tiago Volpi conversou com a imprensa depois do treino do São Paulo na manhã desta terça-feira. O goleiro comentou sobre o trabalho de Fernando...

Antony deixa treino do São Paulo mais cedo após choque em coletivo

Antony se tornou uma preocupação para a comissão técnica do São Paulo nesta quarta-feira. O atacante deixou o treinamento mais cedo por conta de...