Tênis

Bellucci avança e volta a uma semi após 10 meses

Cleveland (EUA) – A ótima semana de Thomaz Bellucci no challenger de Cleveland teve continuidade nesta sexta-feira, quando ele conseguiu sua quarta vitória consecutiva e garantiu vaga na semifinal do torneio em quadras duras e cobertas. Bellucci venceu o francês Geoffrey Blancaneaux, jovem jogador de 21 anos e 280º do ranking, por 4/6, 6/3 e 6/4 em 2h19 de partida.

Bellucci não chegava tão longe em um torneio desde abril do ano passado, quando foi semifinalista do challenger de Túnis. Também na última temporada, mas em março, parou na penúltima rodada em Santiago. O jogador de 32 anos e vencedor de quatro torneios da ATP tem nove títulos de challenger e busca a 16ª final em competições deste porte.

O próximo rival do brasileiro será o dinamarquês Mikael Torpegaard, 234º do ranking. O confronto é inédito no circuito. Na outra semifinal estão o norte-americano Ernesto Escobedo, 209º do ranking, e o jovem japonês de 21 anos e 262º colocado Yosuke Watanuki.

Das cinco vitórias que Bellucci tem na temporada, quatro foram conquistadas em Cleveland. Ele perdeu um set pela primeira vez no torneio. O outro triunfo foi obtido na semana passada, em Dallas. Antes disso, caiu na estreia dos dois primeiros torneios que disputou no ano.

Bellucci voltará ao top 300 com a vitória

Atualmente no 337º lugar do ranking mundial, Bellucci está fazendo 29 pontos no ranking com a campanha até a semi. Com isso, voltará ao grupo dos 300 melhores do mundo. A melhor marca da carreira do experiente paulista foi o 21º lugar, alcançado ainda em 2010. Se for finalista, o canhoto de Tietê fará 48 pontos. Já um eventual título rende 80 pontos e o aproximaria de 240ª posição.

Superado por Bellucci nesta sexta-feira, Blancaneaux foi campeão juvenil de Roland Garros em 2016, vencendo nomes como Denis Shapovalov e Felix Auger-Aliassime nas fases finais. O francês foi número 5 do ranking mundial juvenil, mas ainda não se firmou entre os profissionais, alcançando no máximo a 266ª posição no ranking da ATP, com 11 títulos em torneios de nível future.

Brasileiro teve dificuldades com o saque no início
Bellucci colocou apenas 50% de primeiros serviços em quadra no set inicial e foi constantemente ameaçado, chegando a enfrentar quatro break points. O paulista escapou da quebra em games longos, quando perdia por 2/1 e 3/2, além de salvar um set point no saque, mas a pressão exercida pelo jovem francês rendeu um quebra de serviço no último game do set. O ex-top 30 também criou três chances de quebra, mas cometeu erros com o forehand que custaram caro.

Logo no início do segundo set, Bellucci só colocou um primeiro saque em quadra nos cinco pontos disputados e teve o serviço quebrado novamente, possibilitando que o francês abrisse 2/0. Mas a reação foi rápida. Contando com erros e duplas-faltas do rival, o paulista não apenas devolveu a quebra, como também passou à frente no placar e chegou a vencer três games seguidos. Na sequência, o francês recebeu tratamento do fisioterapeuta nas costas e na perna esquerda.

Na volta após o intervalo, Bellucci teve o serviço quebrado de zero com quatro erros não-forçados seguidos. Ainda assim, o experiente jogador de 32 anos fez valer seu melhor momento na partida e retomou o domínio do segundo set ao vencer mais três games para empatar a partida. 

Bellucci começou o último set salvando um break point, mas depois não teria mais o serviço ameaçado até o fim do jogo. O paulista sustentou os games de saque até o fim e conseguiu uma quebra já na reta final do jogo para selar a vitória de virada.

Fonte: TenisBrasil

Últimas Notícias

Demoliner leva a virada e cai nas quartas em Santiago

Santiago (Chile) - A série de quatro torneios disputados por Marcelo Demoliner no saibro sul-americano chegou ao fim nesta quinta-feira. Demoliner e o holandês...

Clubes aprovam o fim da venda de mandos de campo no Campeonato Brasileiro

Os 20 clubes que formam a Série A do Campeonato Brasileiro votaram e aprovaram, nesta quinta-feira, o fim da venda de campo na competição...

Monfils vence a 12ª seguida e desafia Djokovic

Dubai (Emirados Árabes) - Em ótimo momento no circuito, Gael Monfils garantiu seu lugar na semifinal do ATP 500 de Dubai. Vindo de títulos...

Bryan Ruiz desmente falta de vontade e profissionalismo no Santos

Na tarde desta quinta-feira, o meia Bryan Ruiz soltou um comunicado oficial através de suas redes sociais. O atleta explica sua situação no Santos...